Internet

40% dos professores já ajudaram alunos a enfrentar assédio pela internet

Pelo menos 40% dos professores de escolas urbanas brasileiras já ajudaram algum aluno a enfrentar situações desconfortáveis ocorridas durante o uso da internet, como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento.

O tema foi abordado pela primeira vez na 8ª edição da pesquisa TIC Educação, patrocinada pelo NIC.br e divulgada nesta quarta, 22/8, pelo Cetic.br. Segundo a pesquisa, o percentual de professores que declararam já ter auxiliado alunos nessas situações é semelhante entre profissionais de escolas públicas (39%) e particulares (44%), com destaque entre aqueles que lecionam para turmas de 5º ano (41%) e 9º ano (44%) do Ensino Fundamental, assim como os professores mais jovens na faixa etária de 31 a 45 anos (45%).

No que diz respeito a ações promovidas pela escola, grande parte dos coordenadores pedagógicos – 76% de escolas públicas e 96% de escolas particulares – afirmou que as instituições promoveram atividades de orientação para os alunos enfrentarem tais situações. Contudo, apenas 18% das escolas públicas e 41% das particulares realizaram palestras, debates ou cursos sobre o uso responsável da Internet nos últimos 12 meses.

“Esse resultado pode ser um indício de que as discussões sobre o uso seguro, consciente e responsável da Internet são tratadas na escola de forma esporádica e ainda não foram incorporadas com regularidade ao currículo e às atividades extracurriculares”, avalia Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.


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