5G FWA arranca nos EUA com adesão do B2B e das PMEs
A ABI Research projeta que as remessas de CPEs de acesso à banda larga fixa pelo 5G, o 5G FWA, vão passar de 10,7 milhões em 2023 para 36,8 milhões em 2029, muito em função da aceitação do serviço pelo mercado corporativo, em especial, nos Estados Unidos, onde Verizon, At&T e T-Mobile US têm trabalhado para expandir as ofertas do 5G FWA, que é o uso do 5G para a oferta de banda larga fixa.
O alvo da estratégia tem sido o mercado corporativo. Tanto que, aponta a consultoria, a AT&T adicionou equipamentos Askey e Cisco 5G FWA às suas ofertas empresariais, enquanto a T-Mobile escolheu um roteador Cradlepoint 5G para atender ao B2B. As PMEs também são um mercado potencial, e de novo, nos Estados Unidos.
“A implantação mais rápida e a escalabilidade do 5G FWA tornam o serviço particularmente atraente para pequenas e médias empresas, mas elas têm requisitos mais diferenciados do que simplesmente desempenho e preço, portanto, a diversificação de ofertas dos fornecedores de CPE para atender a esse mercado é a chave para o sucesso”, explicou Larbi Belkhi, analista da ABI Research.
Globalmente, a consultoria prevê que as assinaturas 5G FWA atingirão 118 milhões até 2029, cerca de 45% do total de usuários naquele momento.