InternetSegurança

Alerta máximo: 3,5 terabytes de informações, ou mais de 183 milhões de senhas de e-mail, foram violadas

Denúncia foi feita por um especialista em cibersegurança, Troy Hunt. Segundo ele, os dados envolvem o GMail, Yahoo, Outlook e outros provedores populares. "Refaçam suas senhas", adverte.

Usuários do Gmail foram alertados sobre uma violação massiva de dados que expôs mais de 183 milhões de senhas e endereços de e-mail de diversos provedores. O especialista australiano em cibersegurança, Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, revelou nesta segunda-feira, 27/10, que 3,5 terabytes de informações foram comprometidos em um dos maiores vazamentos já registrados.

Segundo Hunt, a base de dados contém credenciais associadas a vários serviços online, incluindo Gmail, Yahoo, Outlook e outros provedores populares. “Todos os principais provedores têm endereços de e-mail lá. Eles vêm de todos os lugares que você possa imaginar, mas o Gmail sempre aparece em grande destaque”, afirmou o especialista.

Os usuários foram orientados a verificar se suas contas foram afetadas acessando o site Have I Been Pwned, plataforma que permite checar se um e-mail esteve envolvido em alguma violação nos últimos dez anos. Caso o endereço apareça entre os comprometidos, a recomendação é alterar imediatamente a senha e ativar a autenticação de dois fatores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança.

Segundo Hunt, os dados foram originados da Synthient, uma empresa de inteligência de ameaças que monitorava plataformas de roubo de informações há quase um ano. O acervo, totalizando cerca de 3,5 terabytes e 23 bilhões de linhas, incluía endereços de sites, endereços de e-mail e senhas. O especialista informa ainda que cerca de 92% dos registros já haviam aparecido em violações anteriores, principalmente os logs do ladrão ALIEN TXTBASE. Ainda assim, cerca de 8% eram novos, representando mais de 16 milhões de endereços de e-mail nunca vistos antes.


Botão Voltar ao topo