Internet

Apenas 13 provedores ISPs têm mais de 200 mil clientes no Brasil

À medida que a taxa Selic começa a diminuir e o custo de capital segue a mesma tendência, a consolidação no mercado de banda larga do Brasil pode se intensificar, destacou o BTG Pactual ao analisar, nessa segunda-feira (21/08), o setor de telecomunicações e tecnologia. 

Carlos Sequeira (CFA), Osni Carfi, Guilherme Guttilla e Vitor Melo (CFA) destacaram que uma análise aprofundada mostrou potenciais oportunidades de consolidação nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, avaliando como Desktop, Unifique e Vero poderiam se posicionar para capturar esse vasto potencial de crescimento

Segundo nota assinada por eles, existe uma possibilidade de consolidação natural do mercado de ISPs do Brasil em três fases. A primeira — e que está em andamento — é marcada por grandes empresas adquirindo empresas menores. A segunda terá consolidação entre grandes ISPs, com Vero e Americanet recentemente iniciando esse processo. E a terceira é a consolidação do mercado liderada pelas grandes empresas de telecomunicações. 

“Existem mais de 10 mil ISPs no Brasil, mas a grande maioria das empresas são pequenos provedores de serviço. De fato, 97% têm menos de 10 mil clientes; apenas 23 têm mais de 100 mil e somente 13 têm mais de 200 mil. Esse seleto grupo de ISPs relativamente grandes está melhor posicionado para competir com as grandes empresas de telecomunicações e está rapidamente consolidando o mercado”, destacou o report.


Botão Voltar ao topo