Internet

Apple: Armazenamento de dados serve apenas para enriquecer quem os coleta

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse nesta quarta, 24/10, que os dados das pessoas estão sendo utilizados com “armas com eficiência militar” pelas empresas para aumentar o lucro. “Nossa própria informação, do cotidiano ao profundamente pessoal, está sendo armada contra nós com eficiência militar”, disparou.

Ao participar da Conferência Internacional de Proteção de Dados e Comissários de Privacidade, realizada na Bélgica ao longo desta semana, Cook elogiou a própria Apple por proteger a privacidade dos usuários de seus equipamentos. Segundo ele, a empresa também é favorável a que o tema seja regulado nos EUA.

“O desejo de colocar os lucros acima da privacidade não é novidade. Hoje esse comércio explodiu em um complexo industrial de dados. Esses fragmentos de dados … cada um inofensivo o suficiente … são cuidadosamente reunidos, sintetizados, comercializados e vendidos. Não devemos embelezar as consequências. Isso é vigilância. E o armazenamento de dados pessoais serve apenas para enriquecer as empresas que os coletam”, disparou o executivo.

Ele disse que os algoritmos, uma ferramenta importante para os concorrentes, estavam transformando preferências inofensivas em convicções rígidas. Cook também alertou que os governos abusam dos dados e da confiança dos usuários, uma preocupação para muitos, com eleições em vários países do mundo.

“Os usuários devem sempre saber quais dados estão sendo coletados e para que estão sendo coletados. Esta é a única maneira de capacitar os usuários a decidir qual coleta é legítima e qual não é. Qualquer coisa menos é uma farsa”, afirmou Tim Cook.


* Com informações da Reuters

Botão Voltar ao topo