Bolsonaro ataca PL das Fake News em cerimônia de lançamento de infovia
Jair Bolsonaro atacou o projeto de lei 2630/20, mais conhecido como PL das Fake News, e defendeu que o texto seja rejeitado. Ao chamar o projeto de “monstrengo” e acusar de censura às redes sociais, Bolsonaro disse que o PL não merece acolhida por ter como relator um parlamentar do PCdoB.
“O governo não se comunica mal, mas é um governo que conta apenas com a comunicação das mídias sociais, essas que tentaram censurá-las há poucos dias no malfadado projeto de lei das Fake News. O recado que eu posso dar é que, só pelo relator, deputados e deputadas, é para rejeitar o projeto. O relator é do partido Comunista do Brasil. Vocês acham que vem alguma coisa boa de um parlamentar do PCdoB, do PSol ou do PT?”, disparou Bolsonaro.
Na votação em 6/4, um requerimento de urgência para a tramitação da proposta foi rejeitado – apesar do placar de 249 votos favoráveis e 207 contrários, faltaram 8 votos para ser alcançada a maioria simples e garantir a aprovação do requerimento. Considerando-se as muitas alterações no texto originado no Senado, mesmo uma aprovação rápida na Câmara – por enquanto prejudicada com o resultado da votação – ainda exigiria celeridade entre os senadores para vigência já no período eleitoral deste 2020.
Os disparos de Bolsonaro contra o PL aconteceram durante cerimônia realizada nesta terça, 12/4, no Palácio do Planalto, para registrar o começo da instalação da primeira de oito infovias a serem construídas em rios da Amazônia, parte de. Esta ‘infovia 01’, entre Santarém (PA) e Manaus (AM), tem seus R$ 165 milhões custeados com recursos que ‘sobraram’ do leilão do 4G. Os outros trechos vão contar com dinheiro do leilão do 5G.