
A Chevrolet ultrapassou a marca histórica de 1 milhão de veículos conectados com OnStar, navegando na rede da Claro, na América do Sul. A fabricante, pioneira no setor, é a primeira montadora da região a atingir esse patamar.
Presente na linha Chevrolet desde 2015, o OnStar foi desenvolvido e implementado em parceria com a Claro empresas, responsável por habilitar a conectividade dos veículos e colaborar para a cocriação da solução IoT embarcada que vem evoluindo conforme a tecnologia e as demandas dos consumidores avançam. Hoje, ele é muito mais do que um recurso de emergência: é um ecossistema digital completo, que transforma o carro em uma plataforma viva de serviços, com respostas em tempo real, Wi-Fi nativo, comandos remotos, diagnósticos inteligentes e atualizações via nuvem.
“Alcançar 1 milhão de carros conectados com OnStar na América do Sul reforça nosso compromisso em democratizar uma tecnologia que transforma a forma como as pessoas se relacionam com seus veículos”, afirma Jaime Gil Toledo, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul. “Estamos entregando mais conveniência, mais inteligência e, principalmente, mais segurança. Com o OnStar, a conectividade vai muito além do entretenimento — ela potencializa a segurança e a conveniência a um novo patamar, com soluções ativas que fazem diferença real na vida das pessoas. Só com os serviços automáticos de resgate e atendimento solidário, o OnStar ajuda a salvar mais de uma vida por dia na região.”
Adriano Rosa, diretor-executivo da Claro empresas, ressalta o sucesso da parceria. Segundo ele, a colaboração e o trabalho em parceria fazem parte do DNA da companhia. “A evolução que conseguimos junto com a GM é uma prova dessa construção conjunta, que faz com que desafios se tornem oportunidades e resultem em soluções que agregam valor a produtos e serviços, com reflexos potentes nos negócios e impacto positivo no dia a dia dos consumidores”, diz.
Desde sua estreia no Brasil, em 2015, o OnStar passou por uma grande evolução: o que começou com um botão de emergência a bordo hoje se tornou um sistema sofisticado de conectividade e inteligência embarcada. Em 2025, o OnStar completa 10 anos de operação no país, período em que contribuiu de forma direta para mais de 21 milhões de operações remotas e milhões de interações com os motoristas da marca. No mundo, o OnStar já soma mais de 20 milhões de veículos conectados, sendo a maior plataforma de serviços conectados por assinatura do setor automotivo.
Para Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro, trata-se de um projeto fundamental, pois foi um dos precursores na aplicação de comandos remotos e conectividade para aprimorar não só a experiência dos consumidores, mas também a segurança e o tráfego, na medida que contribui para evitar acidentes. “O sucesso desta iniciativa demonstra o enorme potencial da tecnologia IoT no cenário de cidades conectadas. É uma amostra do que o futuro nos reserva em termos de automação”, comenta.