Com aporte de R$ 750 milhões, Vero Internet vai às compras para ficar nacional
Resultado da união de oito prestadoras de serviços de banda larga de Minas Gerais – BD OnLine, NWNet, Efibra, PowerLine, G4 Telecom, Viaceu, ViaReal e City10 – a Vero Internet, por meio de aporte do fundo Vinci Partners, já avalia novas aquisições para ganhar capilaridade nacional. Mas o negócio tem uma diretriz traçada: ir para as cidades pequenas e médias sem serviço de banda larga. Em entrevista ao Convergência Digital, o presidente da Vero Internet, Fabiano Ferreira, diz que há entre R$ 500 milhões a R$ 750 milhões para viabilizar o projeto.
“Vamos chegar a 50 cidades em Minas Gerais até dezembro (Hoje são 39) e já temos uma rede de 2,4 mil Km de fibra óptica própria. Na verdade, em Minas já passamos de 100 mil clientes em fibra óptica e somos os maiores à frente da concorrência (Oi). Mas não queremos ser os primeiros. Nossa meta de chegar às pequenas e médias cidades é levar o serviço e ter como diferencial o atendimento ao cliente”, conta Ferreira.
E atendimento ao cliente é diferencial para as aquisições que vão vir para dar à Vero Internet, a capilaridade nacional. “Estamos em negociações, mas o primeiro olhar nosso é no atendimento ao cliente onde essas empresas atuam”, acrescenta Ferreira, sem querer, no entanto, dar prazo para anunciar novas compras. “É certo que elas virão”, reforça.
No primeiro momento, a banda larga FTTH é o negócio central, mas para 2020, a Vero Internet vai entrar na oferta de plataforma de vídeo – não por TV de Assinatura. “Esse negócio não está na nossa demanda até pelo momento do setor”, informa o executivo. Mas por parcerias com empresas do mercado – inclusive Netflix e Amazon Prime, mas também com plataformas voltadas à educação e ao fomento de negócios para as PMEs. “Banda larga leva desenvolvimento, especialmente, nas localidades onde vamos atuar, que não têm serviço algum”, afirma Fabiano Ferreira.
O momento, agora, é o de unir as empresas – a Vero Internet está adotando o SAP Business One – e, até dezembro, as marcas das oito companhias que deram origem à empresa, vão desaparecer. “Vamos nos próximos seis meses conversar com os clientes e mostrar a Vero Internet e explicar a fusão dos negócios”, sinalizou.
A Vero chega ao mercado com 750 funcionários, 140 mil clientes, distribuídos em 39 cidades mineiras, e 2,4 mil km de fibras ópticas até a residência dos clientes para oferecimento de acesso em banda larga fixa. A rede de fibra atende a 85% dos assinantes – o restante tem tecnologia de radiocomunicação. Nessas localidades, a Vero detém a liderança, com 31%, em média, de participação de mercado.
“Ainda tem muita oportunidade para crescer. Nessas cidades, banda larga é como água e energia elétrica, uma necessidade mesmo”, afirma o presidente da companhia, Fabiano Ferreira. Para o executivo, com a tendência de crescimento do mercado, há pelo menos 15 milhões de novos usuários de banda larga para serem conquistados nos próximos cinco anos.