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Com benção da Europa e silêncio dos EUA, Amazon conclui compra da MGM

A compra da MGM pela Amazon por US$ 8,45 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões) está concluída, sem uma resposta pública da Comissão Federal do Comércio (FTC) dos EUA sobre se contestará ou não o acordo. Relatórios sugeriram por meses que a FTC estava considerando um desafio, e o The Wall Street Journal observou no início deste mês que a Amazon certificou que havia fornecido à FTC todas as informações necessárias, estabelecendo um prazo de meio mês para fechar o negócio, com ou sem uma resposta da agência e sua nova líder, Lina Khan.

No início desta semana, a comissão antitruste da União Europeia deu luz verde à compra da Amazon, observando que a “transação não levantaria preocupações de concorrência”, pois as “sobreposições” entre as duas empresas são “limitadas”. A Amazon parece ter tomado isso como aprovação suficiente e fechou o acordo quase um ano depois que as duas empresas assinaram pela primeira vez.

A aquisição pela Amazon da gigante do entretenimento por trás de James Bond, Rocky, Família Addams, Robocop, Pantera Cor de Rosa e uma série de outros programas e filmes icônicos deve ajudar a reforçar a biblioteca Prime Video existente da Amazon. O vice-presidente sênior da Amazon, Mike Hopkins, disse em um comunicado que “Damos as boas-vindas aos funcionários, criadores e talentos da MGM ao Prime Video e ao Amazon Studios, e estamos ansiosos para trabalhar juntos para criar ainda mais oportunidades de oferecer narrativas de qualidade aos nossos clientes”.
O braço de video streaming da gigante norte-americana de vendas pela internet leva cerca de 4 mil filmes e 17 mil horas de programas de TV, além de abrir caminho para inúmeros spin-offs, como sugere a própria Amazon em comunicado nesta quarta, 26/5. A adição da enorme coleção da MGM – sem mencionar a possibilidade de mais originais – pode ajudar o serviço de streaming da Amazon a obter vantagem sobre Netflix, HBO Max e família de serviços da Disney.
Esta notícia vem quando outros gigantes da mídia estão procurando agitar as coisas na indústria de streaming. No ano passado, a AT&T anunciou que está fundindo a WarnerMedia com a Discovery em um movimento que engloba programas de grandes redes, incluindo HBO, CNN, Cartoon Network, HGTV, TLC, Food Network e muito mais. A fusão acabou de ser aprovada pelo governo dos EUA em fevereiro, e o HBO Max e o Discovery Plus serão combinados em um aplicativo como resultado.

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