Comissão do Comércio dos EUA exige que Facebook venda o Instagram e o WhatsApp
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FCT) reapresentou uma ação contra o Facebook no tribunal federal esta quinta-feira, 19/08. A empresa de Mark Zuckerberg é acusada de violar a lei “antitruste” e de manter um monopólio ilegal por causa da aquisição das rivais Instagram e Whatsapp. A exigência, agora, é que a Justiça obrigue a venda do Instagram e do WhatsApp, comprados, respectivamente, por US$ 1 bilhão e US$ 19 bilhões.
O novo processo de 80 páginas é muito mais longo do que o processo original de 53 páginas e inclui dados adicionais e evidências destinadas a apoiar a alegação da FTC de que o Facebook é um monopólio. Uma parte ampliada da reclamação alega que a empresa domina o mercado de mídia social pessoal dos EUA. O caso representa um dos desafios mais significativos apresentados pela agência contra uma empresa de tecnologia em décadas e pode definir como o governo norte-americano, com Joe Biden à frente, vai tratar as chamadas big techs.
O Facebook reage ao novo processo. “É lamentável que, apesar de o tribunal rejeitar a denúncia e descobrir que ela não tinha mérito para uma reclamação, a FTC optou por prosseguir com este processo sem fundamento”, disse o porta-voz da empresa de Mark Zuckerberg.”Nossas aquisições do Instagram e do WhatsApp foram revisadas e aprovadas muitos anos atrás, e nossas políticas de plataforma são legais”, completou.