Empresas deixam de lado sites e preferem usar redes sociais
As redes sociais, muito mais do que websites, são o principal canal de contato e negócios de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil, segundo aponta a pesquisa TIC Empresas 2019, divulgada pelo Cetic.br, o braço de estudos do NIC.br, nesta terça, 28/4. Segundo a pesquisa, enquanto sites são usados por 54% das PMEs, a presença em alguma rede social é muito maior e chega a 78%. É bom observar que a pesquisa foi feita no ano passado, antes do impacto da pandemia de Covid-19, que impôs os negócios online como meio de sobrevivência.
“Dentre as empresas que possuem websites, a maioria deles são estáticos. Portanto, vemos ainda alguns obstáculos à maior presença online, com uso de websites que conversem com os clientes e usem todos os recursos possíveis hoje. Por outro lado, as empresas estão presentes nas redes sociais”, aponta o gerente da pesquisa, Leonardo Lins.
Redes como Facebook ou Google+ são usadas por 62% das PMEs, acima dos 59% medidos em 2017. Também cresceu o uso de aplicativos de mensagens como Whatsapp ou Telegram, de 42% para 54%. E especialmente notável é o avanço de redes sociais de imagens, como Instagram, Flickr ou Snapchat, cujo uso dobrou de 22%, em 2017, para 44%.
“Contrastando um pouco com os números de websites, essas plataformas oferecem experiência de uso mais fácil. Um website precisa de maior especialização. E tem o efeito rede em si, pois um grande número dos clientes está nas redes sociais”, avalia Lins.