EUA vão pedir 5 anos de histórico nas redes sociais para dar visto
O governo dos Estados Unidos vai pedir o histórico de cinco anos em redes sociais para quem quiser visto. O movimento é ainda mais abrangente de quanto apresentadas as linhas gerais do assunto pela primeira vez, pois inicialmente esse seria o pedido para casos excepcionais. Agora, a proposta é cobrar a vida online de forma geral a quem pedir visto para os EUA.
Segundo a agência Reuters, a proposta, que deve ser aprovada pelo Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, na sigla em inglês), exigiria que a maioria dos candidatos a visto de imigrante ou não listem no formulário federal todas as mídias sociais que usaram nos últimos cinco anos. A informação será usada para vetar e identificá-los, de acordo com a proposta, que afetaria cerca de 14,7 milhões de pessoas anualmente.
A nova proposta foi publicada no Registro Federal dos EUA na sexta, 30/3. O público tem 60 dias para comentar os procedimentos revisados antes do OMB aprovar ou rejeitar os termos. Se aprovada, a iniciativa também exigirá que os candidatos submetam cinco anos de números de telefone anteriormente usados, endereços de email e histórico de viagem internacional.
* Com informações da Reuters