Europa abre investigação sobre Amazon por duplo papel em vendas online
A Comissão Europeia abriu uma investigação contra a varejista online Amazon para determinar se a companhia usou informações pessoais confidenciais de vendedores independentes, quebrando as regras do bloco na área da concorrência.
“A Comissão Europeia abriu uma investigação formal para avaliar se o uso de dados confidenciais pela Amazon de vendedores independentes que vendem na sua plataforma viola as regras de concorrência da UE”, informou a CE em comunicado.
A suspeita é de que ao ter acesso a essa informação, a Amazon tenha sido beneficiada em comparação com outras plataformas de comércio eletrônico.
“Os consumidores europeus compram cada vez mais pela internet. O comércio eletrônico impulsionou a concorrência e trouxe mais opções e melhores preços. Temos de garantir que as grandes plataformas online não eliminam esses benefícios. Portanto, decidi analisar de perto as práticas comerciais da Amazon e o seu duplo papel como vendedora e mediadora de ‘marketplace’”, afirmou a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager.
A comissão pretende analisar os protocolos padrão existentes sobre o uso de dados pessoais de utilizadores no ‘marketplace’ da Amazon, verificando se isso afeta ou não a concorrência com outras plataformas. Em comunicado, a CE ressalta que não existe um prazo legal para esta investigação, já que a duração “depende de um elevado número de fatores”, incluindo a complexidade do caso e a cooperação das empresas envolvidas.