Facebook decide manter contas de Donald Trump suspensas até 2023
O Facebook comunicou nesta sexta-feira, 04/06, que vai suspender as contas de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, por dois anos, formalizando uma penalidade de longo prazo, após seu conselho de supervisão independente afirmar que a empresa errou em manter o prazo de proibição à rede social em aberto.
No mês passado, o conselho manteve a suspensão das contas de Trump no Facebook e no Instagram, que foi iniciada em 7 de janeiro, após o político elogiar pessoas envolvidas no ataque ao Capitólio um dia antes.
Mas, ao fazer isso, o conselho da companhia criticou a natureza ilimitada da suspensão afirmando que “não era apropriado que o Facebook impusesse a pena indeterminada e sem padrão de suspensão”.
Em nota publicada em seu site, o Facebook informou que o conselho instruiu revisar a decisão e responder de forma clara e proporcional, e fez uma série de recomendações sobre como melhorar políticas e processos. A companhia anunciou novos protocolos que serão aplicados em casos excepcionais como o de Trump.
“Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão de Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos de aplicação”, informou o Facebook.