Facebook desmantela rede de 72 grupos e 50 contas no Brasil
Por meio de comunicado oficial, o Facebook informa que nesta quarta-feira, 15/08, a remoção de uma rede de 72 Grupos, 50 contas e 5 Páginas do Facebook no Brasil que violaram nossas políticas de autenticidade e spam, por encorajar e permitir a obtenção de seguidores e curtidas, e até a troca de Páginas, com o objetivo de falsamente ampliar o engajamento em busca de ganho financeiro.
A investigação feita pela rede social descobriu que uma entidade identificada como PCSD, baseada no Brasil, usou uma rede de Grupos, contas e Páginas onde as pessoas podiam comprar e vender reações, seguidores e Páginas, violando repetidas vezes nossos Padrões da Comunidade.”Nós não permitimos um comportamento inautêntico coordenado e estamos banindo o PCSD de nossa plataforma”, reportou o Facebook no comunicado.
Ainda de acordo com a rede social, o alerta sobre essa rede foi dado pelo Digital Forensic Research Lab, do Atlantic Council, que tem fornecido informações em tempo real ao Facebook sobre ameaças de abusos e campanhas de desinformação. A rede foi detectada durante uma investigação sobre a falsa amplificação de Páginas políticas na recente eleição no México.
O Facebook informa ainda que apenas no primeiro trimestre, foram removidos 837 milhões de conteúdos de spam e ‘derrubadas’ 583 milhões de contas falsas em todo o mundo – muito disso antes de qualquer denúncia da comunidade ao Facebook. A ação foi possível por meio de uso de tecnologias como machine learning e inteligência artificial usadas para detectar, de forma rápida, os abusos na plataforma. O Facebook também reporta que, hoje, possui uma equipe de quase 20 mil pessoas trabalhando em áreas de integridade, segurança e revisão de conteúdo em todo o mundo, o dobro que a rede social tinha no ano passado.