Internet

FCC do governo Trump cancela investigação sobre planos de ‘zero-rating’

O novo presidente da Federal Communications Commission, a agência reguladora de telecomunicações dos Estados Unidos, Ajit Pai, cancelou investigações em curso sobre a oferta de planos de acesso a internet sem consumo de franquia, ou ‘zero rating’ no jargão do setor. 

As investigações foram abertas pela FCC e ainda no fim do ano passado a agência enviara comunicações à AT&T e à Verizon por indícios de irregularidades na oferta de acesso a conteúdo audiovisual – com a AT&T oferecendo ‘zero rating’ para sua própria DirecTV e a Verizon fazendo o mesmo com a Go90, o serviço de vídeo da operadora. 

Nada disso vai mais adiante. “O Escritório de Telecomunicações Sem Fio está fechando a investigação sobre as ofertas de dados gratuitos pelas operadoras móveis. Esses planos de dados grátis se mostraram populares entre os consumidores, particularmente americanos de baixa renda, e aumentaram a competição no mercado sem fio”, sustentou Ajit Pai. 

O presidente da FCC, conselheiro da ala Republicana da Comissão, é notoriamente adversário das regras de neutralidade de rede implantadas durante a gestão Democrata. No mesmo comunicado, Pai afirma que “seguindo adiante, a Comissão Federal de Comunicações não vai mais focar em negar dados gratuitos aos americanos. Ao invés disso, vamos nos concentrar em expandir a implantação de banda larga e encorajar ofertas inovadoras de serviços”.

*Com agências de notícias


Botão Voltar ao topo