Internet

Globo.com avança com IPv6 e unifica infraestrutura por mais streaming

A Globo.com tem atualmente dois sites principais, sendo um datacenter no Rio de Janeiro e um ponto de presença (POP) em São Paulo. A empresa conta com mais de 3,5 Tbps de banda agregada no Rio e em SP. São 600 Gbps de conexão com o IX de SP e 200 Gbps de conexão com IX do Rio. Tudo isto para suportar os serviço de streaming ao vivo e sob demanda.

Os dados foram apresentados por Claudiney Soares, da equipe de redes da companhia, que falou sobre a evolução da CDN Globo.com no IX Forum 13, realizado na 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, em dezembro do ano passado.

“Estamos unificando a empresa para termos uma só Globo. Com isso, todos os produtos serão transmitidos pela nossa infraestrutura”, explicou. “Vídeos piores impactam nos resultados”, disse ao explicar a busca pela melhoria na qualidade de transmissão. A Globo.com optou por uma CDN router com uma ferramenta desenvolvida pela própria empresa e com definição do local de entrega e possibilidade de fallback para outras CDNs. 

As vantagens, enumerou, incluem mais informações para a tomada de decisão, distribuição de aplicações específicas, possibilidade de ter CDNs em sites maiores e conteúdo de acordo com a relevância local. “Neste modelo, a diferença na qualidade do vídeo é gritante.” Questionado sobre ter IPv6 ativo na distribuição de conteúdo, o especialista respondeu que alguns dos sistemas autônomos da empresa estão disponíveis em IPv6 e que a maior implantação será feita no início de 2020.


Botão Voltar ao topo