Google usa plataforma de busca para enfrentar Facebook na disputa pelas PMEs
A Google reage ao Facebook e reforça sua plataforma de serviços às pequenas e médias empresas. A companhia anunciou nesta quarta-feira, 29/11, a Google Meu Negócio, uma plataforma que reúne informações sobre um estabelecimento comercial para apresentá-las tanto na ferramenta de pesquisas na internet quanto no serviço de mapas. A ferramenta é gratuita e oferece um domínio personalizado às micro e pequenas empresas.
No lançamento, a Google divulgou uma pesquisa onde foi apurado que os consumidores brasileiros buscam preços (69%), informações gerais sobre produtos e serviços (47%), e opinião de terceiros (42%). A ideia é colocar essas empresas, usuárias da plataforma, com destaque na página de busca da gigante da Internet.
Segundo ainda a Google, para 66% dos consumidores a existência de um site é indispensável na jornada de compra e 65% das pessoas afirmam serem mais favoráveis a comprar produtos ou serviços de empresas que tenham um site.
O Google Meu Negócio permite que o empreendedor crie um perfil e faça a gestão das informações do seu negócio, como: horário de funcionamento, telefone para contato,endereço e fotos. Quanto mais completo o cadastro, melhor. Os negócios com fotos recebem 40% mais cliques no botão “Como chegar”, que abre o Google Maps automaticamente.
O levantamento da Google, que ouviu mais de 2600 pessoas, destaca ainda que 33% dos entrevistados utilizam mapas no início do processo de busca. O relatório também aponta que 59% utilizam buscadores no início do processo, enquanto 42% utilizam redes sociais.
De acordo ainda com a Google, 47% consideram que os buscadores impulsionam o acesso ao website on-line do negócio e 66% acreditam que é importante aparecer nas buscas quando a procura é por negócios ou serviços. Para finalizar, o estudo sustenta que 72% dos usuários confiam mais em um negócio quando eles aparece no resultado de uma busca on-line. Essa nova função começou a ser testada de forma restrita em março deste ano, mas agora é aberta a todo mundo. Desde então, mais de 150 mil sites foram criados só no Brasil.