Google vai mostrar se imagens foram criadas por inteligência artificial
Passo seguinte vai incluir pesquisas no YouTube
A Google anunciou mudanças nos resultados de pesquisas para deixar mais claro quais imagens foram geradas ou editadas por ferramentas de inteligência artificial.
Nos próximos meses, a Google começará a sinalizar imagens geradas e editadas por IA na janela “Sobre esta imagem”. Divulgações semelhantes poderão chegar a outras ferramentas, como YouTube.
Apenas imagens contendo “metadados C2PA” serão sinalizadas como manipuladas por IA na Pesquisa. C2PA é a abreviação de Coalition for Content Provenance and Authenticity (Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo), grupo que desenvolve padrões técnicos para rastrear a história de uma imagem, incluindo o equipamento e software usado para captura ou criação.
Empresas como Google, Amazon, Microsoft, OpenAI e Adobe apoiam o C2PA, embora os padrões ainda não tenham sido amplamente adotados. Apenas algumas ferramentas de IA generativa e câmeras da Leica e da Sony suportam as especificações do grupo.
Além disso, os metadados C2PA — como qualquer metadado — podem ser removidos, apagados ou corrompidos a ponto de ficarem ilegíveis. E as imagens de algumas das ferramentas de IA generativa mais populares não têm metadados C2PA anexados, em parte porque seus criadores não concordaram em apoiar o padrão.