O Departamento de Justiça dos EUA, juntamente com oito estados do país, anunciou um processo contra a Google por abuso do domínio na publicidade digital e exigindo que o grupo seja forçado a vender seu pacote de gerenciamento de anúncios – um negócio que gerou cerca de 12% das receitas do Google em 2021 e que desempenha um papel vital nas vendas gerais do mecanismo de busca e da empresa de nuvem.
“A denúncia de hoje alega que a Google usou conduta anticompetitiva, excludente e ilegal para eliminar ou diminuir severamente qualquer ameaça ao seu domínio sobre as tecnologias de publicidade digital”, disse o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland. “Não importa o setor e a empresa, o Departamento de Justiça aplicará vigorosamente nossas leis antitruste para proteger os consumidores, salvaguardar a concorrência e garantir justiça econômica e oportunidades para todos”.
O governo dos EUA quer o desinvestimento no pacote Google Ad Manager, incluindo Ad Exchange do Google, AdX.
O Google Ad Manager é um conjunto de ferramentas, incluindo uma que permite que os sites ofereçam espaço publicitário para venda e inclui um marketplace que combina automaticamente os anunciantes com esses editores.
O processo levanta preocupações sobre certos produtos na pilha de tecnologia de anúncios, onde editores e anunciantes usam as ferramentas do Google para comprar e vender espaço publicitário em outros sites. Esse negócio foi de cerca de US$ 31,7 bilhões em 2021 ou 12,3% da receita total do Google. Cerca de 70% dessa receita vai para os editores.
A Google, cujo negócio de publicidade é responsável por cerca de 80% de sua receita, disse que o governo “está apostando em um argumento falho que retardaria a inovação, aumentaria as taxas de publicidade e dificultaria o crescimento de milhares de pequenas empresas e editoras”.
“Ao processar a Google por monopolizar a tecnologia de publicidade, o Departamento de Justiça hoje visa o cerne do poder da gigante da internet”, disse Charlotte Slaiman, diretora de política de concorrência da Public Knowledge. “A queixa expõe as muitas estratégias anticompetitivas da Google que têm prejudicado nosso ecossistema de internet.”
“Para corrigir a conduta anticompetitiva do Google, o Departamento busca tanto uma reparação equitativa em nome do público americano quanto uma indenização tripla por perdas sofridas por agências do governo federal que pagaram a mais por publicidade na web. Esta ação de execução marca o primeiro caso de monopolização em aproximadamente meio século em que o Departamento buscou indenização por uma violação antitruste civil”, diz o DoJ, sinalizando que quer dinheiro de volta.
O Google
publicou uma resposta em seu blog afirmando que discorda do último processo antitruste do governo. Após o discurso usual sobre como o mercado é mais competitivo do que o autor pensa, ele acrescenta uma nova ameaça que não é mencionada no comunicado à imprensa, dizendo: “O DOJ está exigindo que desfaçamos duas aquisições que foram revisadas pelos reguladores dos EUA por 12 anos atrás (AdMeld) e 15 anos atrás (DoubleClick). Ao tentar reverter essas duas aquisições, o DOJ está tentando reescrever a história às custas de editores, anunciantes e usuários da Internet.”
* Com informações da Reuters e da Ars Technica
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