Internet

Governo Trump prepara regras de proteção a dados pessoais

O governo dos Estados Unidos prepara uma política de privacidade de dados e já discutiu o tema em mais de duas dezenas de reuniões com grandes empresas da internet e das telecomunicações, como Facebook, Google, AT&T e Comcast. O objetivo é costurar uma proposta legislativa “que equilibre privacidade e prosperidade”, como definiu a Casa Branca. Aqui no Brasil, há uma expectativa com relação à sanção do presidente Michel Temer de projeto aprovado no Congresso Nacional.

Na sexta, 27/7, o secretário adjunto de comunicações e informações da NTIA, a Administração Nacional de Telecomunicações e Informações, David Redl, avisou durante o Fórum de Governança da Internet em Washington que o governo americano de fato “começou a realizar reuniões multissetoriais para identificar pontos comuns e formular princípios centrais de privacidade de dados”.

Pela Casa Branca, a porta-voz Lindsay Walters afirmou que a iniciativa “visa construir uma política de proteção à privacidade com o equilíbrio apropriado entre privacidade e prosperidade. Desejamos trabalhar com o Congresso em uma solução legislativa consistente com nossa ampla política”. O governo dos EUA diz ter pesquisa que mostra dois terços dos moradores do país tem “preocupações significativas” sobre privacidade e riscos de segurança.

Ainda de acordo com o secretário adjunto da NTIA, David Redl, o governo americano tem a intenção de colocar o que chamou de “princípios de alto nível” sobre proteção de dados em consulta pública em busca do que seria um plano nacional de privacidade de dados.

* Com informações da Reuters


Botão Voltar ao topo