
O tráfego de bots superou o acesso humano em páginas da web, de acordo com o 2025 Advanced Persistent Bots Report, divulgado pela empresa de cibersegurança F5. O estudo, que analisou 207 bilhões de transações online e em APIs entre novembro de 2023 e setembro de 2024, revelou que 50,04% das solicitações globais na internet são automatizadas, com 4,8% (10 bilhões) classificados como maliciosos. Segundo o levantamento, a explosão de ferramentas de IA generativa é o principal motivo.
O relatório destacou o crescimento vertiginoso de web scrapers — robôs que coletam dados de sites — usados por provedores de grandes modelos de linguagem (LLMs) para treinar sistemas de inteligência artificial. Ou seja, o aumento no scraping está diretamente ligado à demanda por dados massivos para alimentar algoritmos de IA. No comércio eletrônico, 21,5% das transações “Adicionar ao Carrinho” foram realizadas por bots, enquanto 22,3% das buscas na web tiveram origem automatizada.
A análise por segmentos econômicos mostrou disparidades significativas. Na web, os setores mais visados foram hospitalidade (44,6% do tráfego de bots), saúde (32,6%) e comércio eletrônico (22,7%). Em dispositivos móveis, o entretenimento liderou com 23% do tráfego automatizado, seguido por e-commerce (4,5%) e fast food (4,2%). Tentativas de invasão de contas também variaram: empresas de tecnologia registraram 33,5% de logins fraudulentos na web, enquanto o varejo atingiu 25,7% e os jogos, 19,6%. No mobile, entretenimento (24,7%) e e-commerce (23,8%) concentraram os maiores índices de ataques.
A sofisticação dos bots também varia entre setores. Enquanto a saúde enfrentou ameaças consideradas “básicas”, o varejo, instituições financeiras e companhias aéreas lidaram com ataques avançados e persistentes, exigindo defesas mais complexas.
O estudo comparou organizações que apenas monitoram bots com aquelas que as bloqueiam ativamente. Em dispositivos móveis, empresas que mitigaram o tráfego automatizado tiveram apenas 0,9% de automação em buscas, contra 24,8% das que apenas monitoravam. Na web, porém, o cenário foi inverso: mitigar bots aumentou o tráfego automatizado em buscas (20,9% contra 14,9%) e finalizações de compra (8,6% contra 7,4%).
Apesar de a maioria dos setores registrar queda na atividade de bots em 2024, houve exceções preocupantes. A hospitalidade na web teve alta de 18,3%, e o fast food, aumento de 11,2%. O entretenimento em dispositivos móveis, embora líder em tráfego automatizado, registrou queda de 11,5%.