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Instagram e Youtube têm usuários mais fiéis no Brasil

O Instagram se mantém como o preferido entre os brasileiros com 92% de acessos diários. Enquanto ele se destaca, outros gigantes não ficam para trás. O Facebook mantém sua presença forte, sendo uma parada obrigatória para 79% dos usuários, todos os dias.  

Já o TikTok, conquistou 40% dos brasileiros; LinkedIn, uma plataforma de negócios possui 27% de aderência; Pinterest, acolhe 21% das mentes criativas. O Twitter/X possui 13% dos comunicadores virtuais. Até o Kwai, arrebatou 10% dos espíritos aventureiros digitais. O recém-lançado Threads ganhou sua porção de fiéis, marcando 8%, e o Snapchat, pioneiro na jornada das redes, contempla atualmente 2% de usuários.

Os números são de uma pesquisa da Hibou, empresa especializada em análise de mercado, comportamento do consumidor e tendências, a partir de 1.380 entrevistas com brasileiros para mapear os espaços virtuais que eles escolhem “visitar” com regularidade e para desvendar as preferências que moldam sua jornada de consumo de conteúdo.

A pesquisa aponta que 64% dos usuários declaram que essas plataformas são usadas para absorver notícias. Além disso, 62% aproveitam o entretenimento, enquanto 40% usam a força das redes para levantar bandeiras sociais. A busca pelo saber mútuo é um instinto que move 37% dos usuários, enquanto 26% usam para chamar atenção sobre temas cruciais.

Acompanhar a família (24%) e o desejo de ampliar círculos sociais (9%) são importantes para os usuários. Em um ambiente permeável à discussão, 11% se sentem também à vontade para erguer suas vozes políticas, falando ou reclamando sobre os temas da esfera governamental. 


Entre o vasto universo de conteúdos, dois tópicos despontam: gastronomia e humor, ambos capturando olhares curiosos de 52% dos consumidores. Entretenimento é apontado por 46%, enquanto o turismo e musicais receberam 36% das menções. O cenário esportivo se destaca também com 15%, seguido pelo infantil, com 9%, e games, com 4%.

Conteúdos informativos e educacional despertam a atenção 38%, enquanto a motivação e a arte do “como fazer” inspiram a imaginação de 35%. Temas como sustentabilidade (27%), política (20%) e empreendedorismo (17%) também são acessados. E quando o tom é promocional, 26% prestam atenção, prontos para embarcar na jornada oferecida pelas marcas.

Boa parte dos internautas pratica interação. Enquanto 67% dos brasileiros clicam curtidas, 44% optam por apenas apreciar os posts, 40% compartilham conteúdo, enquanto 24% compartilham acontecimentos do dia a dia. Por fim, 5% geram seus próprios conteúdos.

Rede social Se inscreveram Permanecem ativos Abandonaram o uso
Instagram 80% 78% 2%
YouTube 81% 74% 7%
Facebook 83% 70% 13%
TikTok 51% 40% 11%
LinkedIn 44% 27% 17%

 

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