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Inteligência artificial vai roubar 25% do marketing dos buscadores web

Até 2026, o volume dos mecanismos de busca tradicionais cairá 25%, com o marketing de busca perdendo participação de mercado para chatbots de inteligência artificial e outros agentes virtuais. A projeção é da consultoria Gartner.

“A pesquisa orgânica e paga são canais vitais para os profissionais de marketing de tecnologia que buscam atingir metas de conscientização e geração de demanda”, disse Alan Antin, vice-presidente analista do Gartner. “As soluções de IA generativa estão se tornando mecanismos de resposta substitutos, substituindo consultas de usuários que anteriormente poderiam ter sido executadas em mecanismos de pesquisa tradicionais. Isto forçará as empresas a repensar a sua estratégia de canais de marketing à medida que a IA generativa se torna mais integrada em todos os aspectos da empresa.”

Com IA generativa reduzindo o custo de produção de conteúdo, há um impacto em torno das atividades, incluindo estratégia de palavras-chave e o score de autoridade de domínio do site. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão ainda mais a qualidade do conteúdo para compensar a grande quantidade de conteúdo gerado por IA, já que a utilidade e a qualidade do conteúdo ainda reina supremas para o sucesso nos resultados de pesquisa orgânica.

Haverá também uma maior ênfase na marca d’água e em outros meios para autenticar conteúdo de alto valor. As regulamentações governamentais em todo o mundo já responsabilizam as empresas à medida que começam a exigir a identificação dos ativos de conteúdo de marketing criados pela IA. Isso provavelmente terá um papel na forma como os mecanismos de pesquisa exibirão esse conteúdo digital.

“As empresas precisarão se concentrar na produção de conteúdo exclusivo que seja útil para clientes e clientes em potencial”, disse Antin. “O conteúdo deve continuar a demonstrar elementos do avaliador de qualidade de pesquisa, como conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade.”


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