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Internet facilita pesquisa e brasileiro visita 7,5 canais antes de comprar

Aplicativos e sites de varejistas os principais responsáveis pelo desempenho, aponta pesquisa da Kantar. Comércio Eletrônico se recupera e cresce no país.

Em 2023, o consumidor brasileiro visitou, em média, 7,5 canais para realizar compras, um pouco abaixo de 2022 foi de 7,7.  Os dados fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar. 

O e-commerce volta a recuperar novos lares, sendo os aplicativos e sites de varejistas os principais responsáveis pela ascensão (alta de 1 ponto percentual em penetração ao confrontar 2022 e 2023). Com isso, o canal é marcado por crescimento em 179 mil lares no Brasil.

As classes A e B (39% em relevância de unidades) e a faixa etária mais jovem, de 30 a 39 anos (24% em relevância de unidades), passaram a comprar via loja virtual e auxiliaram nessa subida. Há destaque também para a recompra (+9%) e para as missões de reposição (+44%). 

Com a estabilização da omnicanalidade, as rendas mais baixas limitam a quantidade de canais, mas não trazem carrinhos mais vazios. Os consumidores cautelosos, que visitam até quatro estabelecimentos, passaram de 7,9% da população em 2022 para 11,1% no ano seguinte.

Este grupo é composto, principalmente, por famílias com cinco ou mais pessoas e que integram as classes D e E. Mensalmente, realizam cerca de seis visitas aos canais e gastam, em média, R$ 536. São adquiridas 15 unidades por viagem – alta de 22% na comparação entre 2022 e 2023.


Enquanto isso, os consumidores experientes (oito ou mais canais) realizam 12,8 visitas aos pontos de compra no mês e levam apenas nove unidades por viagem. Já os experimentadores (de cinco a sete canais), contemplam 9,7 ocasiões e 11 itens por jornada.

Em relação aos canais, o varejo tradicional se consolida com itens mais baratos e em jornadas mais enxutas (45,8% dos produtos são adquiridos por compradores cautelosos). Já a premiunização no Cash and Carry (C&C), modelo de negócio baseado no autoatendimento, se intensifica em jornadas mais longas (23% dos itens são comprados por clientes experientes).

Outro ponto é que as promoções voltam a ganhar espaço. Isso é sentido especialmente no canal tradicional (subiu de 11% em 2022 para 12,7% no ano seguinte) e no C&C (de 16,7% para 17,2%, respectivamente).

O estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Já para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 47 milhões de indivíduos.

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