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Itaú e PayPal fazem acordo para compartilhar dados de clientes

O Itaú Unibanco e a plataforma de pagamentos PayPal anunciaram nesta quarta-feira, 29/08. uma parceria no comércio eletrônico que prevê o compartilhamento de informações de clientes, o que pode elevar o percentual de aprovações de compras e reduzir fraudes.

A parceria, não exclusiva, tem meta de atrair cerca de 1 milhão de clientes nos próximos dois anos, segundo a diretora geral do PayPal Brasil, Paula Paschoal. O acordo envolve também a preferência para uso da Rede, credenciadora do Itaú, no processamento das compras.

“O aumento das vendas pelo celular e a consolidação dos marketplaces favorece o desenvolvimento do e-commerce no País. Esse é um mercado de mais de 55 milhões de consumidores e que tem espaço de sobra para se expandir, se consideramos o número crescente de nativos digitais com autonomia para comprar e a expectativa de melhora da economia”, afirma o diretor-presidente da Rede, Marcos Magalhães.

O movimento acontece num cenário em que as compras pelo ecommerce vem há anos crescendo acima do ritmo do comércio tradicional. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor cresceu 12% em 2017 e deve avançar outros 15% neste ano, enquanto o varejo nacional como um todo tem crescido apenas um dígito nos últimos anos.

Mas as tentativas de fraudes mais frequentes no ambiente virtual em geral provoca um total de negativas muito superior. Enquanto nos meios físicos as aprovações de pagamentos com cartões é sempre próxima de 10)%, no ecommerce os emissores chegam a rejeitar até uma em cada quatro transações.


Ao compartilhar mais dados de seus clientes de cartões do Itaú Unibanco com a PayPal, os parceiros avaliam que o percentual deve crescer fortemente, embora os executivos tenham evitado mencionar números. “Nossas simulações apontam para um aumento sensível do volume de aprovações”, disse a diretora-geral do PayPal no Brasil.

Cerca de 350 mil estabelecimentos no país aceitam receber pagamentos por meio da PayPal. No Brasil, cerca de 3,8 milhões de pessoas pagam compras online por meio da plataforma. O modelo compartilhado estará disponível até o quarto trimestre. Antes de entrar em vigor, o banco consultará seus clientes sobre se aceitam que parte de seus dados sejam compartilhados com o PayPal.

Outro objetivo do Itaú Unibanco com a parceria é elevar a fatia de mercado de seu braço de adquirência, a Rede, no comércio eletrônico. Enquanto nos pagamentos presenciais, a credenciadora tem 32,5% do mercado, no ecommerce a participação é menor, embora o banco revele qual. Segundo o banco, a meta é que a participação no ecommerce seja similar à fatia no comércio tradicional até o fim deste ano.

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