Latinos desconfiam de censura em dados sobre a Covid-19
Quase metade dos brasileiros (47%) acredita que há censura ou controle da mídia e das redes sociais desde o início da crise da Covid-19. Colômbia e México, os outros países da América Latina pesquisados, registram os maiores percentuais (61% e 59%, respectivamente), seguidos pela Espanha, com 54%. Dos seis países pesquisados, Portugal (30%) é o único cuja população não aponta um controle governamental relevante sobre meios de comunicação.
Os dados fazem parte de um estudo sobre hábitos de consumo pós pandemia realizado pela agência de comunicação Marco, que ouviu 4,5 mil pessoas no Brasil, Espanha, Itália, Portugal, México e Colômbia. Segundo o estudo, 76% dos cidadãos que vivem nos países pesquisados mudaram definitivamente seus hábitos de consumo.
O Brasil se destaca como um dos mercados com maior número de consumidores (65%) que afirma ter feito mais compras online durante esse período. Essa tendência se repete na Espanha (60%) e nos outros países da América Latina (ao menos 65%), ficando abaixo da Itália (81%).
Segundo a pesquisa, 54% dos brasileiros acreditam que farão mais compras online mesmo com o eventual fim da pandemia de Covid-19. Essa tendência de alta também é perceptível no mercado latino (ao menos 51%), mas novamente tem destaque na Itália (82%).
Diz ainda o levantamento que 75% dos brasileiros escolheram a televisão como o principal meio para se manterem informados. Em seguida está a imprensa online, com 58%. Tanto a TV quanto os portais de notícias ocupam as duas primeiras posições em todos os países pesquisados. No Brasil completam o ranking Facebook (38%), WhatsApp (34%), rádio (17%), LinkedIn (5%) e jornais impressos (4%).
Também houve um grande crescimento em várias plataformas de streaming. As que tiveram maior aumento na utilização pelos brasileiros foram Netflix (73%), Amazon Prime (32%) e Globoplay (26%).