Índia bloqueia internet e telefonia em meio a protestos contra nova lei
O serviço de telefonia e internet foi suspenso em algumas zonas de Nova Delhi, capital da Índia, após protestos tomarem o país, nesta quinta, 19/12, de acordo com informações das operadoras Airtel e Vodafone Idea, segundo relatos da imprensa local.
Além do bloqueio das comunicações, o governo aplicou também a Seção 144, um dispositivo do Código de Processo Penal que proíbe a reunião de mais de quatro pessoas em um local. Segundo a imprensa indiana, medida visava frustrar os protestos marcados pelas redes sociais.
Os serviços de ligações, mensagens e internet foram interrompidos a pedido do governo do país, e só poderão voltar a funcionar normalmente após uma ordem para sua liberação por parte das autoridades.
A Índia passa por uma sucessão de protestos após o governo aprovar mudanças na chamada ‘Lei da Cidadania’, que protege imigrantes de várias minorias religiosas, mas exclui especialmente os muçulmanos, com temos inclusive sobre qual será a situação dos próprios indianos que são islâmicos.