NIC.br divulga série de animações que incentivam uso seguro da internet
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou nesta quarta, 21/10, o projeto Cidadão na Rede, que tem o objetivo de difundir e incentivar boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet. A iniciativa conta com animações curtas que explicam de maneira simples como usar a rede de forma correta e responsável, abrangendo questões técnicas e comportamentais, para que dicas importantes sejam transmitidas e compartilhadas pela rede.
Os primeiros vídeos já estão disponíveis no site cidadaonarede.nic.br e podem ser baixados e compartilhados por qualquer pessoa ou instituição em sítios web, redes sociais, mídia interna em condomínios e quaisquer outros meios de interesse. Para o lançamento foram preparados vídeos sobre como criar boas senhas e gerenciá-las, autenticação em dois fatores, boatos na rede, uso de repetidores de Wi-Fi, cyberbullying, compras on-line. São abordados assuntos do momento e dúvidas comuns entre os usuários de Internet, sempre trazendo uma dica prática sobre como cada um pode usar melhor a Internet, de forma mais completa, responsável e segura.
“A ideia de desenvolver vídeos que esclareçam dúvidas e conceitos básicos sobre temas relevantes para o dia a dia na rede, e que despertem o interesse das pessoas, surgiu ao vermos bons exemplos acontecendo em outros países. O Cidadão na Rede tem o objetivo de levar informação útil sobre vários tópicos relacionados à Internet. Adaptamos a linguagem para que fosse de fácil entendimento para o maior número de pessoas e, com isso, queremos contribuir para uma ambiente on-line cada vez melhor no Brasil”, explica Eduardo Morales, coordenador das iniciativas de disseminação de conhecimento do Ceptro|NIC.br e idealizador do projeto.
Para garantir que os vídeos atinjam o maior número possível de pessoas, a ideia é firmar parcerias com provedores de Internet e empresas que fornecem conteúdo televisivo para edifícios comerciais e residenciais. “Planejamos disponibilizar cerca de 20 vídeos neste ano. Nosso objetivo é ter o maior número possível de empresas e outras entidades abraçando o projeto. Organizações interessadas poderão inserir suas logomarcas no material e distribuí-lo em seus canais de mídia, configurando assim oficialmente seu apoio. Promover o uso pleno e consciente da Internet é papel de todos. Acreditamos que os provedores, as plataformas de distribuição de conteúdo em locais públicos e grandes empresas se interessarão pela iniciativa, assim como universidades, ONGs e entidades governamentais”, completa Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do Ceptro/NIC.br.
* Com informações do NIC.br