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Oi lança última geração de fibra óptica da Huawei com roteadores Wi-Fi 6

A Oi lançou nesta terça-feira, 14/06, o serviço de passar fibra ótica em diversos cômodos da casa ou escritório do cliente, de modo que a taxa de transmissão não diminua nos diferentes ambientes. “O objetivo da nova Oi é ser líder em conexões por fibra ótica no Brasil e essa solução ajuda a gente a alcançar essa liderança”, disse Roberto Guenzburger, diretor de consumidor e empresarial da Oi, durante encontro com jornalistas e influenciadores em São Paulo.

Para levar a internet em alta velocidade, a Oi conta com a tecnologia de FTTR — do inglês fiber to the room — da Huawei. Trata-se de uma estrutura que não necessita utilizar o dutos dos locais — afinal, muitas tubulações podem não suportar mais cabos. O cabo micro-ótico transparente é instalado nas paredes, rodapés ou, por exemplo, junto às portas, ficando praticamente invisível. O Brasil é o terceiro país a contar com a novidade — Emirados Árabes e China são os demais. Na China, a FTTR foi lançada há cerca de um ano e soma 400 mil casas e 100 mil empresas.

A oferta de FTTR se soma a outras duas já existentes que visam a melhorar a conexão dentro dos ambientes. “FTTR é voltado para residências maiores e junto com a solução de Mesh e de cabeamento da Oi Fibra X oferecemos uma nova e melhor experiência na casa do cliente”, explicou Guenzburger. “A diferenciação vem pelo serviço e pela experiência do usuário dentro da empresa ou da casa; e não mais pela velocidade”, acrescentou o diretor.

Melhorar a conectividade dentro do escritório e casa do cliente, garantindo velocidade e latência, pavimenta também o caminho para as ofertas de internet das coisas. É, segundo Guenzburger, a base para oferecer outras soluções e serviços. “Em cima da conectividade que se constroem soluções digitais que resolvem problemas dos clientes e trazem novas fontes de receita para Oi”, pontuou. 

O executivo ressaltou que, junto com demanda de novos serviços, os clientes trazem uma necessidade crescente em ter melhor experiência de conectividade dentro das empresas e casas. “Já levamos a fibra ótica para dentro da casa, com cabeamento, e eles sinalizam para gente que querem experiência diferenciada em todos os cômodos da casa — e é isso que anunciamos com a FTTR”, detalhou.


A Oi inicia a oferta de FTTR de forma controlada na cidade de Blumenau (Santa Catarina) e disse se estenderá gradativamente para outras cidades,onde a companhia disponibiliza seu produto de internet por fibra ótica, a Oi Fibra. Roberto Guenzburger não deu especificou as próximas localidades nas quais a oferta estará disponível. Questionado por Convergência Digital se São Paulo e Rio de Janeiro poderiam contar com a tecnologia ainda neste ano, ele afirmou que sim. 

Em Blumenau, a oferta de FTTR custa R$ 59,90 para levar a fibra a dois pontos adicionais. A escolha de Blumenau foi porque a cidade que, segundo Guenzburger, tem um perfil interessante em tamanho de apartamentos e casas, uma vez que FTTR faz sentido apenas para locais acima de 70m². A solução de FF+TTR da Oi vem com roteadores Wi-Fi 6 que são conectados com fibra ótica.

Os investimentos feitos para levar a cabo a oferta não foram divulgados, tampouco se a Oi tem exclusividade com a Huawei. “A Oi é a primeira a trazer FTTR”, apontou Guenzburger.  Até agora, a Oi tinha em seu portfólio duas alternativas para o cliente melhorar a experiência indoor: o cabeamento interno levando a fibra ótica até um ponto específico e Mesh como serviço com a instalação do equipamento, suporte apoio e monitoramento da rede. 

Foco na experiência do usuário 

O lançamento de FTTR faz parte da movimentação da Oi para centrar o negócio na experiência do usuário — lembrando que a companhia vendeu os ativos móveis e a infraestrutura de fibra ótica. Durante a coletiva, Roberto Guenzburger frisou que a nova Oi é mais ágil e dinâmica, já que não tem a necessidade de fazer tantos investimentos, principalmente, em rede móvel.

“A nova Oi surge a partir da conclusão do projeto de transformação da companhia com venda dos ativos móveis e tem uma visão muito clara: ser líder em conexão de alta velocidade, trazendo soluções digitais associadas a esta conectividade e criando o futuro das pessoas”, disse o diretor de consumidor e empresarial da Oi. Assim, continuou Guenzburger , o grande ativo da companhia passa a ser, cada vez mais, o relacionamento que ela tem com os clientes.

A estratégia se baseia em dois grandes pilares: a aceleração da conectividade de fibra ótica e a busca por novas fontes de receita. A Oi enxerga a busca dos clientes por conexões mais rápidas — no último trimestre, 60% das vendas foram para pacotes com velocidade acima de 400 megas — uma oportunidade para lançar soluções digitais.

“Estamos trabalhando em cima dessas soluções como novas fontes de receita. Um exemplo é o Oi Play e o Oi Expert, de serviços e suporte para os clientes. E também as soluções com diferentes parceiros para desenvolver novos negócios”, explicou Roberto Guenzburger. Ricardo Drumond Andrade, diretor de tecnologia de operações da Oi, disse que, além da FTTR, a Oi está colocando novo BSS e incorporando capacidades analíticas. “Melhorar a experiência não é só tecnologia, mas como falamos, interagimos com o cliente também”, disse. 

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