Pioneiros da internet pedem que FCC suspenda votação sobre neutralidade
Duas dezenas de personalidades de destaque no desenvolvimento da internet, como Vint Cerf e Tim Berners Lee encaminharam nesta segunda, 11/12, ao Congresso dos Estados Unidos uma carta na qual pedem para a Federal Communications Commission suspender a votação da proposta que elimina as regras da agência americana sobre neutralidade de rede.
Segundo eles, a proposta do presidente da FCC, Ajit Pai, “é baseada em entendimento falho e impreciso da tecnologia da internet”. “A apressada e tecnicamente incorreta proposta de regulação para abolir as proteções à neutralidade de rede sem qualquer substituto é uma ameaça iminente à internet que trabalhamos tão duramente para criar. Ela deve ser parada”, diz o documento.
A votação da proposta é prevista para a próxima quinta, 14/12. Mas além do próprio conteúdo defendido pelo presidente da FCC indicado por Donald Trump, os meios até aqui também são muito criticados. A carta menciona a fraude identificada no sistema de consulta pública da agência americana e as recusas da FCC em atender requerimentos de informações, inclusive do equivalente ao Ministério Público nos EUA. E faz um apelo para que os parlamentares façam suspender a votação.
“O sistema de comentários online da FCC foi infestado por grandes problemas que a FCC não investigou. Eles incluem comentários gerados por robôs que personificaram americanos, inclusive mortos, além de um inexplicável ‘apagão’ no sistema no exato momento em que o apresentador de TV John Oliver encorajava os americanos a submeter comentários”, lembra a carta.
A petição é assinada por 21 personalidades. Além do criador do sistema TCP/IP, Vint Cerf, e do inventor da web, Tim Berners Lee, estão no grupo o co-fundador da Apple, Steve Wozniak, e outros desenvolvedores pioneiros como Paul Vixie, Susan Landau e Martin Hellman. Além da própria FCC, o documento foi encaminhado a comissões da Câmara e do Senado dos EUA responsáveis pela área de tecnologia e telecomunicações.