Internet

Pix fecha primeiro dia com mais de 1 milhão de transações

Com mais de 1 milhão transações entre instituições diferentes realizadas até às 18h do dia 16/11, o lançamento do Pix marca o início de uma nova era na forma de fazer e receber transferências e pagamentos no Brasil.

A avaliação do Banco Central é que o primeiro dia de operação ampla do Pix transcorreu de forma absolutamente normal, com incidentes pontuais esperados para o primeiro dia de operações amplas, e com números expressivos, comprovando a efetividade do novo meio de pagamento e o enorme interesse dos usuários.

Os sistemas operados pelo Banco Central apresentaram disponibilidade total e pleno funcionamento ao longo de todo o dia. Os incidentes identificados com as instituições financeiras e de pagamentos ocorreram principalmente nas primeiras horas de operação e foram acompanhados de perto pelo Banco Central, tendo sido solucionados rapidamente, não comprometendo a avaliação geral bastante positiva do primeiro dia de funcionamento amplo do Pix.

Embora tenha havido situações pontuais em que o efetivo crédito na conta do cliente tenha sido feito em tempo superior ao exigido nos requisitos de nível de serviço, esses incidentes foram considerados naturais pela equipe técnica do Banco Central, dada a complexidade dessa inovação tecnológica.

Para uma melhor experiência de pagamento, o Banco Central reforça o uso das Chaves Pix, que além de tornar mais simples a operação, garante que as informações da conta estejam correta.


Números parciais considerando transações até 18h:

•Quantidade de transações liquidadas: 1.005.028
•Valor em reais das transações liquidadas: R$ 777.324.881,92
•Valor médio das transações liquidadas: R$ 773,43
•Índice de disponibilidade das infraestruturas providas pelo BC: 100%
•Total de Chaves Pix cadastradas (acumulado): mais de 73,1 milhões

Botão Voltar ao topo