O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Internet

Postes: Anatel sugere mobilização de ISPs e teles para sensibilizar a Aneel

O conselheiro da Anatel, Arthur Coimbra, sugeriu uma mobilização mais efetiva dos provedores Internet para agilizar a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com relação à norma conjunta para o compartilhamento de postes.

“É importante que as associações [de provedores] mostrem à Aneel que é importante que essa norma seja aprovada, que tem impacto não só na viabilidade da expansão da internet no Brasil, mas na própria segurança dos cidadãos nas cidades brasileiras”, afirmou. Coimbra participou nesta quinta-feira, 01/02, do CAP24, evento que acontece em Florianopólis, Santa Catarina.

Coimbra lembrou que o tema deve voltar à pauta da Aneel em março e é preciso que se tenha a aprovação da proposta encaminhada pela Anatel. “Se a Aneel mudar a nossa proposta, o texto voltará para nós e isso demanda mais tempo para uma solução. Os postes precisam ter uma solução. Não  é só pela Internet, mas pela situação deles. Hoje para as concessionárias de energia não vale a pena investir em postes. Não é lucrativo. E isso é um problema, especialmente, nas grandes cidades. Há postes de menos para prestadores interessados”, observou. 

Fabiano Vergani, conselheiro da Anatel CPPP e InternetSul, destacou a importância da criação de um grupo de trabalho pela Anatel para estudar a questão do compartilhamento de infraestrutura. Ele apresentou dados sobre a rede neutra e expressou preocupação com o modelo 60/40 proposto, quue não condiz com a situação em Santa Catarina. “Temos de entender a questão dos custos porque eles impactam no negócio”, completou.


Botão Voltar ao topo