Procon-SP notifica Facebook por vazamento de dados de 433 mil brasileiros
O Procon-SP notificou o Facebook Brasil para solicitar mais informações sobre o vazamento de dados de usuários brasileiros da rede social. “A fundação quer saber como e quando ocorreram os vazamentos, assim como o tipo de dados expostos, além de descrever as providências já tomadas”, diz o Procon, em nota.
O Facebook elevou para 87 milhões o número de usuários da rede que tiveram dados explorados pela Cambridge Analytica, consultoria política que usou essas informações a serviço da campanha presidencial de Donald Trump.
No Brasil, o número de usuários afetados foi 443 mil, segundo estimativa do Facebook. O Brasil é o 8º país na lista de países com maior número de usuários cujos dados podem ter sido usados. Os Estados Unidos aparece em 1º lugar, com 70,6 milhões de usuários, seguido por Filipinas (1,175 milhão), Indonésia (1,09 milhão) e Reino Unido (1,079 milhão).
De acordo com o Procon, a notificação ocorreu no último dia 6, mas foi divulgada nesta sexta-feira (13).”Para o Facebook, nada é mais importante do que proteger a privacidade das pessoas, e estamos determinados a acertar isso”, diz a empresa, em nota. “No caso citado, vamos apresentar as informações necessárias.”
Em comunicado, a Cambridge Analytica refutou a estimativa do Facebook de que 87 milhões de pessoas tiveram seus dados explorados pela empresa de marketing. A companhia disse que obteve dados de 30 milhões de pessoas por meio de um contrato legal com a GSR, que está sendo alvo de contestação.