Provedores SCM encostam na Vivo na banda larga fixa
As prestadoras de pequeno porte (PPPs), que detêm até 5% do mercado, fecharam fevereiro de 2019 com uma participação de mercado de 24,44% na oferta da banda larga fixa e encostaram na segunda colocada, a Vivo. A Claro segue na lidderança, com 30,03% do mercado.
Conforme os dados divulgados pela Anatel nesta sexta-feeira, 29/03, as PPPs fecharam fevereiro com 7.655.037 contratos ativos. A Claro fechou o segundo mês do ano com 9.401.954 de contratos ativos. A Vivo ficou com 24,06% do mercado com 7.532.822 de contratos ativos. A Oi ficou com 18,78%, ou 5.879.897 de contratos ativos. No total, de acordo com a Anatel, fevereiro terminou com 31.312.686 contratos ativos em fevereiro de 2019, o que corresponde a um crescimento de 6,32% em doze meses (um aumento de 1.861.098 assinantes em relação a fevereiro de 2018).
Na comparação com fevereiro de 2018, a Tim e Claro registraram crescimento de 17,84% (mais 75.408 contratos) e 4,4% (mais 396.469 assinantes), respectivamente. A Oi e a Vivo tiveram redução de 5,97% (menos 373.398 contratos) e 0,33% (-24.797 contratos) respectivamente. A Oi e a Vivo tiveram redução de 5,97% (menos 373.398 contratos) e 0,33% (-24.797 contratos) respectivamente.
Ainda de acordo com a Anatel, nos últimos 12 meses, com exceção de Roraima e Maranhão que registraram perda de 217 e 13.981 acessos, todos os outros estados tiveram aumento no número de contratos do serviço, com destaque para: Amazonas, Bahia, Ceará e Minas Gerais todos com crescimento acima de 10% em 12 meses.
Fica evidenciado no balanço da Anatel, que a fibra óptica é a responsável pelo crescimento dos acessos de banda larga fixa. A tecnologia contabizou 293,5 mil adições líquidas, um avanço de 5,03% no comparativo mensal, totalizando 6,134 milhões de acessos. O cabo somou 9,442 milhões. E em fevereiro, teve um aumento marginal de 8,9 mil novos contratos.
Quem está em baixa são as conexões XDSL, feitas a partir do cobre e que chegam a 10 Mbits no máximo. Segundo a Anatel, a tecnologia fechou fevereiro com 11,912 milhões de acessos. O rádio também caiu e fechou o segundo mês do ano com 2,118 milhões de contratos ativos.