Publicidade digital cresce 7% no Brasil em 2022 e atinge R$ 32,4 bilhões
Um estudo divulgado pela IAB Brasil aponta que o investimento em publicidade digital alcançou a marca de R$ 32,4 bilhões em 2022, o que representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
A pesquisa ‘Digital AdSpend’ é atualizada duas vezes ao ano e traz a visão de como os diferentes setores investem suas verbas nos meios digitais.
Na primeira metade de 2022, o investimento em publicidade digital teve incremento de 12%. Já no último trimestre houve uma retração de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com os primeiros insights do Digital AdSpend 2022, as agências foram responsáveis pela transação de 67% do investimento em publicidade digital no ano passado, enquanto 33% dos investimentos foram transacionados de forma direta. O investimento das agências registrou crescimento de 12% em comparação com 2021. Já o investimento direto permaneceu praticamente estável, com um aumento de 1%.
Seguindo a tendência observada em 2021, o Digital AdSpend 2022 indicou que os setores de comércio, serviços e financeiro foram os que mais investiram em publicidade digital no ano passado — somente os três são responsáveis por 54% do investimento total de R$ 32,4 bilhões.
O setor de higiene e beleza, um dos top setores em volume de aporte, foi também o que mais aumentou investimentos no digital em 2022, um incremento de 85% ante o ano anterior. As categorias de cuidado capilar, desodorantes, perfumarias, além de campanhas com múltiplas categorias de produtos, foram as que impulsionaram este crescimento.
Dentre os top setores investidores, beleza, automotivo e vestuário foram os que registraram maior aumento no número de empresas anunciantes em publicidade digital, com crescimento de 27%, 25% e 22%, respectivamente.
Os setores de vestuário e eletrônicos foram os que concentraram a maior fatia de seus orçamentos de mídia em publicidade digital: mais de 70% do investimento total desses setores foram destinados a canais e formatos online.
“Apesar da alta expectativa que o mercado tinha para um último trimestre único como o de 2022 – período que concentra datas importantes para o comércio, Black Friday e Natal – além da Copa do Mundo no caso do ano passado – a sobreposição desses eventos com eleições e um cenário econômico global desafiador desconstru expectativas, avalia a IAB Brasil.
Para a CEO da IAB Brasil, Cris Camargo, o resultado não chega a ser uma surpresa. “Acompanhamos, ano após ano, um grande crescimento no investimento em publicidade digital e passamos por uma significativa aceleração nos últimos dois anos. Depois de um ciclo de aceleração, é esperada uma busca por equilíbrio e, com ela, um crescimento mais moderado. Isto faz parte de uma dinâmica econômica de acomodação que, diante de um cenário global instável, fica ainda mais evidente,”