Publicidade em redes sociais cresce 21%, mas engajamento estaciona
Estudo divulgado pela Emplifi, antes conhecida como Socialbakers, revela que os gastos com redes sociais tiveram um crescimento de 21% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período em 2021.
O gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US 3.631 no primeiro trimestre (cerca de R$ 18 mil), uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Ainda assim, isso marca um aumento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US$3.000.
“Apesar da queda nos gastos com anúncios após a temporada de festas, as marcas ainda estão gastando mais do que na época do ano passado, mesmo com taxas de cliques em declínio que agora estão abaixo de 1%”, afirmou Zarnaz Arlia, CMO da Emplifi.
Apesar do aumento no investimento em redes sociais, a taxa de engajamento permanece estável nas plataformas. As postagens do Instagram recebem uma média de pouco mais de 32 interações por 1.000 impressões, um número que permaneceu relativamente consistente no ano passado.
Já o Facebook apresentou uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em janeiro de 2021, a plataforma contava com uma média de 6,54 interações por 1.000 impressões; um ano depois, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações.