Publicidade na internet brasileira cresce para R$ 15 bilhões em 2017
A publicidade digital no Brasil cresceu 25,4% em 2017, para R$ 14,8 bilhões, contra os R$ 11,8 bilhões do ano anterior, segundo pesquisa da IAB Brasil sobre gastos com propaganda na internet no país. Buscadores, classificados e comparadoras lideram entre os segmentos online.
“Constatamos uma migração para a comunicação digital de verbas até então utilizadas em atividades como ações de PR, comunicação direta, produção e distribuição de tabloides”, diz a presidente da IAB Brasil, Ana Moisés, que aponta para um desempenho puxado por plataformas.
A análise da distribuição dos investimentos por mídia revela que “Search, Classificados e Comparadores de Preço” continua a ser o formato líder, respondendo por um faturamento de R$ 6,5 bilhões, ou 44% do total, o que representa um crescimento de 14% sobre 2016.
A categoria “Display e Mídias Sociais” ficou em segundo lugar, com R$ 5 bilhões (34% do total, e um aumento de 32% em comparação a 2016), enquanto “Vídeo” obteve R$ 3,2 bilhões (22% do total, com um aumento de 48% em relação a 2016).
A compra programática de publicidade, destacada pela primeira vez na edição passada do estudo, ficou com quase um quarto do faturamento do digital (22,5%) em 2017. Já em valores, aumentou 74%, passando de R$ 1,9 bilhão (2016) para R$ 3,3 bilhões no ano passado.