Internet

Reclamações explodem e Procon-SP quer suspender operação do app de compra Facily

O Procon-SP observou um aumento preocupante nas queixas registradas contra a plataforma de compras coletivas Facily Soluções e Tecnologia. Em janeiro deste ano, a empresa tinha 21 reclamações de consumidores que tiveram problemas, em outubro, o número de casos subiu para 59.539, um crescimento de mais de 283.000%.

“A Facily é recordista absoluta no Procon-SP, nunca um fornecedor no período de seis meses teve esse aumento tão expressivo nas reclamações. Em função desse número alarmante, além da multa, estamos estudando aplicar uma medida mais extrema prevista pelo Código de Defesa do Consumidor, que é a suspensão da plataforma”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Os consumidores têm reclamado que o aplicativo – que promete bons descontos nas compras de itens de alimentação, higiene, limpeza etc. – atrasa ou não entrega os produtos, não reembolsa os valores após as reclamações e até mesmo entrega itens estragados ou já vencidos. O volume das demandas contra a empresa também cresceu do ano passado para esse: foram 14 queixas de janeiro a outubro de 2020 contra mais de 151 mil no mesmo período de 2021.

O Facily está disponível tanto para Android quanto para iOS e é uma plataforma que permite ao usuário fazer compras em grupo para diversos tipos de produtos, compras de mercado, hortifruti, eletrônico e mais. As compras realizadas em grupo dão ao consumidor a possibilidade de pagar mais barato pelos itens, pelo app é possível também combinar o recebimento em pontos de retirada disponíveis na plataforma.

“O Procon-SP recomenda que os consumidores fiquem atentos às ofertas que parecem muito vantajosas, preços absurdos, espetaculares. Valores muito abaixo do mercado podem ser indícios de problemas”, explica o diretor do Procon-SP.


Botão Voltar ao topo