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Reino Unido e Holanda processam Google em R$ 130 bilhões por publicidade

A Google enfrentará pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros (R$ 130 bilhões) por práticas de publicidade digital em duas ações a serem movidas em tribunais britânicos e holandeses nas próximas semanas por um escritório de advocacia em nome de editores.

A adtech da Google recentemente atraiu o escrutínio dos reguladores antitruste após reclamações de editores. O órgão fiscalizador da concorrência francês impôs uma multa de 220 milhões de euros à empresa no ano passado, enquanto a Comissão Europeia e seu par do Reino Unido estão investigando se o negócio de adtech do Google lhe dá uma vantagem injusta sobre rivais e anunciantes. 

“É hora de a Google assumir suas responsabilidades e pagar os danos que causou a esse importante setor. É por isso que hoje estamos anunciando essas ações em duas jurisdições para obter compensação para editores da UE e do Reino Unido”, Damien Geradin, advogado empresa Geradin Partners em um comunicado na terça-feira.

A Google criticou os processos iminentes, dizendo que trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa. “Este processo é especulativo e oportunista. Quando recebermos a denúncia, vamos combatê-la vigorosamente”, disse um porta-voz.
A reivindicação britânica no Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido buscará recuperar a compensação para todos os proprietários de sites que carregam banners publicitários, incluindo editores tradicionais. A Grã-Bretanha tem um regime de opt-out.
A reivindicação holandesa está aberta a editores afetados pelas ações do Google. O financiador de litígios Harbour está financiando ambos os processos.
* Com informações da Reuters

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