RNP busca provedores para parceria de fibras no Tocantins
Infovia Tocantins vai cobrir 5 municípios com cerca de 950 km e RNP quer fazer permutas.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou chamada de qualificação de provedores para a construção conjunta, compartilhamento, iluminação conjunta, manutenção e permuta da Infovia Tocantins. A entrega faz parte do Programa Conecta e Capacita, que prevê a construção de 18 infovias, somando mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica por todo o território nacional. O prazo para envio de propostas vai até 11/4.
A Infovia Tocantins cobrirá cinco municípios do estado com cerca de 950 km de extensão de fibra óptica. A expectativa é atender nove campi de instituições conectadas à RNP, com potencial para novas conexões em alta velocidade para seis campi de instituições de ensino e pesquisa estaduais, além de hospitais de ensino, escolas, parques tecnológicos e pontos de Wi-Fi em locais públicos.
O processo convoca provedores e fornecedores parceiros para a construção conjunta, compartilhamento, iluminação conjunta, manutenção e permuta, parcial ou total, de redes ópticas de acesso, ativas ou passivas (utilizando a tecnologia xPON), redes ópticas metropolitanas e de longa distância e, também, de permutas de capacidade e canais ópticos em redes de longa distância.
O processo ainda pode incluir o atendimento direto de instituições de ensino e pesquisa conectadas à RNP, por meio de fibras apagadas ou portas ópticas xPON, de uso da RNP no estado do Tocantins.
Programa Conecta e Capacita prevê a implantação de 18 infovias estaduais, em parceria com os governos estaduais, com 40 mil quilômetros de fibra óptica. Entre estas infovias, está a Infovia TO, do Estado de Tocantins, que conta com a parcerias das concessionárias de transmissão e distribuição de energia e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura – SEDES, para construção da infraestrutura óptica estadual, para beneficiar campi de universidades, institutos e centros de pesquisa, públicos e privados no Estado.
A RNP pretende ampliar a infraestrutura óptica do Estado do Tocantins, onde já conta com uma rede metropolitana na cidade de Palmas-TO, inaugurada em 2014, além de canais ópticos na rota OPGW que corta todo o estado, rota de Brasília – DF a Araguaína – TO. Segundo a RNP, agora é preciso interiorizar sua infraestrutura óptica no Estado do Tocantins, através deste Projeto da Infovia TO.
* Com informações da RNP