Internet

Seis em cada 10 já compram mais pela internet que em lojas físicas

O consumo online representa, hoje, mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), e a tendência é de crescimento constante. Segundo a própria ABComm, só no primeiro trimestre, o e-commerce brasileiro registrou R$ 40 bilhões em vendas. 

Uma pesquisa, realizada pela Opinion Box, mostra que 61% dos consumidores do país compram mais no e-commerce do que presencialmente – desse total, 6% afirmam que compram somente pela internet. Além disso, 85% dos brasileiros afirmam comprar online pelo menos uma vez por mês.

Ainda segundo a pesquisa, 3 em cada 10 brasileiros compram online uma vez por semana. Do total, 63% dos que compram online preferem as lojas virtuais como canal de compra; 9% dos consumidores online preferem comprar pelo WhatsApp; 58% preferem comprar online pois consideram os preços mais baixos do que nas lojas físicas. 

Pelo menos 36% dizem preferir os canais online por terem acesso a produtos ou marcas que não encontram em sua cidade ou região. Grande parte (40%) compra online há mais de 5 anos. E 54% dos consumidores dizem que vão aumentar a frequência de compras online nos próximos 12 meses. 

Os artigos mais comprados online pelos respondentes da pesquisa foram roupas (58%), calçados (43%) e eletrônicos (43%).


Mais de 70% das compras online são realizadas através do smartphone.   

A segurança é fator importante, ao ponto de 92% dos consumidores já terem deixado de comprar online por desconfiança sobre fraudes. E 65% revelaram que já deixaram de comprar online porque a loja não tinha avaliações de outros clientes.

A suspeita faz sentido. Pelo menos 42% dos entrevistados afirmaram que já foram vítimas de golpe durante uma compra online. Dentre as principais fraudes, 44% não receberam o produto que compraram, 43% compraram de uma loja que não existia e 22% receberam um produto diferente do que compraram.

Dois em cada 3 consumidores têm o hábito de pesquisar nas redes sociais produtos para comprar. Além disso, 24% usam as redes não apenas para pesquisar, mas também para realizar as compras em si, o que torna as redes sociais verdadeiros shoppings virtuais. A rede mais utilizada é o Instagram (67%), seguida do YouTube (51%) e do Facebook (37%). 

O chat online é o canal preferido para atendimento entre os compradores online (38%), seguido do WhatsApp (31%). O atendimento é um ponto de grande importância nas compras online, pois como não há o atendimento físico para tirar dúvidas e solucionar problemas, é preciso que haja eficácia e rapidez para não interferir negativamente na jornada do cliente. 

Botão Voltar ao topo