Internet

Sem provedores regionais, pesquisa põe TIM, Vivo, Claro e Oi com melhor banda larga

A Open Signal divulgou nesta quinta, 5/10, um relatório para avaliar o estado da banda larga fixa no Brasil. Mas o documento analisa tão somente o serviço dos maiores grupos do setor de telecomunicações, apesar de mais da metade dos acessos ativos no país serem de provedores regionais de internet, ignorados no estudo.

Com base nos acessos em fibra, cabo, xDSL e FWA, a Open Signal aponta a TIM com a qualidade mais consistente, enquanto Vivo, Claro e Oi ficam praticamente empatadas em velociade de download. 

Vale mencionar que a TIM é apenas a nona no ranking de acessos de banda larga fixa. A Claro, com 9,8 milhões; Vivo, com 6,6 milhões; e a Oi, com 4,8 milhões, são as líderes. O ranking ainda tem Alloha (1,5 milhão), Brisanet (1,2 milhão), Desktop (993 mil), Vero (826 mil) e Algar (804 mil) antes de chegar na TIM (789 mil). 

“De acordo com a Anatel, o mercado brasileiro de banda larga fixa é muito fragmentado, já que muitos ISPs têm posições fortes em suas áreas de operação, mas são menos predominantes em nível nacional. Por esse motivo, a Opensignal incluiu apenas provedores de banda larga fixa que a Anatel considera grandes, nas localidades em que detêm uma parcela de mercado significativa”, diz a Open Signal. 

Por “qualidade consistente da banda larga”, a Open Signal mede a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede é suficiente para atender aos requisitos dos aplicativos comuns. Em âmbito nacional, a TIM conquistou a qualidade consistente da banda larga, com uma pontuação de 68,4% — o que significa que 68,4% dos testes dos usuários nessa rede atendem aos limites mínimos de desempenho recomendados para assistir a vídeos em HD, realizar chamadas de videoconferência em grupo e jogar. A TIM supera a Oi em 2,7 pontos percentuais e a Claro em 4,2 pontos percentuais, enquanto a Vivo fica em último lugar com 62%. 


Já Vivo, Claro e Oi ocupam, em conjunto, o primeiro lugar em Velocidade de download da banda larga no Brasil, com pontuações de 87,3 a 88,8 Mbps. 

Além disso, o relatório aponta que os usuários da Claro constatam a Velocidade máxima de download da banda larga mais rápida do Brasil, com 464,4 Mbps — 45,2 Mbps à frente da segunda colocada, a TIM, que registra 419,3 Mbps. Vivo e Oi vêm em terceiro lugar, com pontuações estatisticamente empatadas na faixa de 397,9 a 398,5 Mbps,

A Oi lidera em Velocidade de upload da banda larga com uma pontuação de 63,1 Mbps, superando a Vivo e a TIM por cerca de 16,8 Mbps, já que ambas as operadoras ocupam o segundo lugar com pontuações idênticas de 46,3 Mbps.

Botão Voltar ao topo