Internet

Serviços gerenciados fazem a diferença para os provedores regionais

Os serviços gerenciados são a grande oportunidade para os provedores de pequeno porte de serviços de telecomunicações diante da chegada de novas tecnologias, como o Wi-Fi 6E para os ambientes indoor e o 5G para outdoor, sustenta o gerente de Engenharia de Sistemas da Aruba, Flávio Póvoa. 

Segundo o executivo, a digitalização exige uma nova forma de oferecer serviços ao consumidor e o provedor regional bem preparado terá condições de ampliar a receita indo além da conectividade.

“Ao usarem uma plataforma de serviços gerenciados, os prestadores de serviços contarão com uma estrutura de NOC (centro de operações de rede), oferecerão gerenciamento na nuvem e terão condições de fornecer uma visão particular para cada cliente da sua aplicação”, explica Póvoa. As novas tecnologias, adiciona, vão fazer a demanda crescer muito nos próximos dois anos.

A Internet das Coisas, por exemplo, vai avançar com aplicações como o controle de temperatura, entre muitas outras. “Mas todas essas aplicações têm de ter uma conexão segura. Esses dispositivos são frágeis e é preciso segmentar o acesso para que eles não se tornem vetores de ataques às empresas”, reforça. 


E outros mercados ganham força, como serviços para municípios – cada vez mais interessados em oferecer soluções digitais e inteligentes. “Esse é um mercado que só vai crescer. A digitalização chegou para ficar e, para oferecer esses serviços à população, os municípios precisam de dispositivos de maior capacidade e Wi-Fi em locais públicos”, ressalta. Assistam a entrevista com o gerente de Engenharia de Sistemas da Aruba, Flávio Póvoa.

Botão Voltar ao topo