Internet

Sob pressão, Twitter diz que não vai analisar todas as denúncias de Fake News no Brasil

Bastante pressionado contra as Fake News no Brasil, o Twitter ativou nesta segunda-feira, 17, um recurso de denúncia de fake news. Mas adverte: ferramenta está ainda em fase de testes, e pode não permanecer em definitivo na rede social.

Para fazer a denúncia, basta clicar nos três pontinhos no canto direito da mensagem alvo. Depois, escolha a opção “denunciar tweet”. No menu que surgirá, haverá o item “as informações são enganosas”. Com a funcionalidade, o Brasil passa a contar com a funcionalidade, existente apenas nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália. Hoje, Espanha e Filipinas.

O Twitter avisa, no entanto, que não vai analisar todos os post denunciados. Por se tratar de um piloto, o microblog diz que não terá como responder a todas as denúncias recebidas. “A opção de denúncia nos ajuda a entender como essa ferramenta pode contribuir para melhorias em nossos esforços para identificar conteúdo potencialmente enganoso no Twitter em termos de agilidade e abrangência”.

Desde o lançamento da funcionalidade- sempre em teste – o Twitter recebeu 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de diferentes tweets publicados por 64 mil contas distintas.

*Com agências de noticias e informações do Twitter


Botão Voltar ao topo