TV via streaming já responde por 37% da audiência no Brasil
Um estudo realizado em 15 países, incluindo o Brasil, monitorou a posse, frequência e utilidade de aparelhos eletrônicos, serviços de streaming e cabo. Os resultados confirmam a tendência mundial da presença massiva da mobilidade, apontando o smartphone no primeiro lugar do ranking de posse e também de frequência de uso.
Mais do que isso, os dados dessa pesquisa também verificam o crescimento do consumo de TV via streaming. E identificou que, no Brasil, 37% do tempo de utilização de TV já se da por meio de conexões à internet – percentual superior à média mundial, de 29%.
O estudo também mostra que as smart TVs estão gradativamente tomando definitivamente o espaço das TVs tradicionais, que vão ficando para trás no uso ao lado de outros aparelhos já considerados obsoletos como reprodutores de DVD, CD e de MP3.
“Fica claro que aparelhos com conexão à internet vão ocupando o topo da lista e, consequentemente, impulsionando o consumo de serviços de streaming que no Brasil já tem um percentual de uso maior que a média mundial”, conclui o estudo, realizado pela empresa de pesquisa Demanda.
A pesquisa foi realizada em 2018, a partir de 7.807 entrevistas online, sendo 587 delas com brasileiros, cobrindo 15 países: Brasil, Canadá, China, Croácia, França, Grécia, Hungria, Índia, Japão, Coréia, Filipinas, Romênia, Tailândia, Turquia e Estados Unidos.
Ainda segundo esse levantamento, o conteúdo mais consumido pelos brasileiros são notícias, citadas por 89% dos entrevistados. Logo após estão as redes sociais, acessadas por 84% dos usuários de aparelhos eletrônicos. O canal mais citado pelo qual os entrevistados consomem notícias foram os smartphones, com 80%; seguido pelo computador, com 67%.