WhatsApp começa a cobrar por mensagens comerciais
Quatro anos depois de comprar o WhatsApp por US$ 19 bilhões, o Facebook começa nesta quarta, 1º/8, a testar a cobrança por mensagens com entrega confirmada. No caso, dentro do aplicativo específico para negócios, Whatsapp Business, inicialmente voltado para pequenas empresas, mas agora também liberado para qualquer porte.
O aviso na versão brasileira do blog da empresa não fala em valores, mas nos Estados Unidos o anúncio foi de que haverá uma taxa fixa em cada país que vai variar até 9 centavos de dólar, ou cerca de R$ 0,34. O novo modelo também vale para quem usar Whatsapp Business no Brasil.
A estratégia de atração está no fato de que não haverá cobrança dessa taxa se a empresa responder mensagem de clientes em até 24 horas. Parece desenhado para fazer do aplicativo de mensagens a preferência dos consumidores no contato comercial pela rapidez nas respostas.
A medida envolve facilidades ‘cruzadas’, como a possibilidade de clicar num anúncio veiculado no Facebook e isso abrir imediatamente uma conversa com a empresa por meio do Whatsapp. Uma ferramenta semelhante deve envolver outro app de propriedade da rede social, o Snapchat.
Quando o Whatsapp Business foi lançado em setembro de 2017, houve também o anúncio de que o objetivo era culminar em um serviço pago. Quase um ano depois, essa versão do aplicativo de mensagens reúne cerca de 3 milhões de usuários. O Whatsapp tradicional tem 1,5 bilhão.