Por Roberta Prescott, de Las Vegas
“Achamos que o impacto da inteligência artificial generativa se assemelha à internet ou a computação em nuvem, mas é uma jornada longa”, destacou Juan-Carlos Gutierrez, diretor-geral de arquitetura de tecnologia e soluções da AWS América Latina, ao começar sua apresentação para jornalistas no AWS re:Invent, evento que acontece esta semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Gutierrez explicou que, se 2023, foi o ano da prova de conceitos, com muitas empresas testando a tecnologia; 2024 foi o ano da entrada em produção de projetos de inteligência artificial generativa por praticamente todas as indústrias e empresas de todos os tamanhos; e 2025 vai ser o ano de escalar.
“IA generativa já está provada, temos soluções em produção e a próxima onda é como escalar para mais clientes, globalmente e para todos os business cases. E também como integrar inteligência artificial generativa com CRM e ERP”, apontou Gutierrez.Os casos de uso estão ocorrendo em todas as indústrias para melhorar a experiência dos usuários, impulsionar a produtividade e a criatividade dos empregados e otimizar processos de negócios.
No Re:Invent 24, a AWS faz anúncios relacionados à IA generativa em cada uma das camadas do AWS Generative AI Stack: aplicações para impulsionar produtividade; modelos e ferramentas para construir apps de inteligência artificial generativa; e infraestrutura para construir e treinar modelos de IA. “Mova-se rapidamente, personalize e escale”, frisou Juan-Carlos Gutierrez, para quem o futuro com GenAI está nos agentes, multimodal, múltiplos modelos, políticas e padrões de IA.
Perspectivas
Ao dar um panorama da América Latina, em termos de crescimento e adoção, Alejandro Floreán, vice-presidente de consultoria e pesquisa da IDC, destacou que a região tem muito potencial e que as iniciativas de negócio e os investimentos em tecnologia têm sido feito com vistas a consolidar as estratégias das empresas para competir em um mundo digital e liderado por inteligência artificial.
“Sem dúvida, existe um interesse genuíno na adoção de IA e de inteligência artificial generativa, mas a maioria das companhias está em estágios iniciais de adoção”, disse Floreán. “Estamos começando. As pessoas automatizam o que elas veem. Nos próximos anos, as organizações planejam aumentar os casos de uso focados em produtividade”, acrescentou o consultor.
O impacto global de IA na economia é estimado em US$ 19,9 trilhões globalmente para 2030, quando, a cada novo dólar gasto com soluções e serviços de inteligência artificial vão injetar de forma indireta US$ 4,6 na economia.
Roberta Prescott viajou a Las Vegas a convite da AWS Brasil