24 capitais têm centros de coleta de lixo eletrônico
A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos divulgou terem chegado a 24 as capitais brasileiras com Centrais de Logística Reversa, que têm objetivo de garantir a destinação final ambientalmente correta a 100% dos produtos.
No total são quase 3,7 mil pontos de recebimento espalhados pelo Brasil, estando presente em mais de 1,2 mil municípios brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, foram recebidas cerca de 1,2 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em 2021, 75 vezes mais do que nos três anos anteriores. Em 2019 foram recolhidas pouco mais de 16 toneladas, em 2020 esse número passou para 105 toneladas e, em 2021, mais de 1,2 mil toneladas de lixo eletrônico foram recolhidos
A maioria das centrais tem capacidade de armazenar cerca de 5 a 8 toneladas de resíduos eletroeletrônicos descartados. Após o recebimento e armazenamento, os parceiros da Associação retiram os produtos e encaminham para a fábrica de manufatura reversa, que realiza a desmontagem dos equipamentos para a destinação ambientalmente adequada.
“As inaugurações das centrais nas capitais representam um marco importante para logística reversa no Brasil, já que o objetivo é garantir que funcionem como ponto de recebimento de resíduos eletrônicos que são depositados em coletores espalhados Brasil afora. Além disso, as centrais ainda trazem algumas vantagens: criam empregos, preservam os recursos naturais, evitam a poluição, contribuem para a redução do consumo de energia elétrica e água, e para a diminuição das emissões dos gases de efeito estufa”, comenta Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.
As primeiras capitais a implementarem a central e começarem a fazer parte do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos em 2021 foram Campo Grande, em junho, Florianópolis em julho, Vitória em agosto, Manaus, Maceió e Distrito Federal em setembro, Curitiba e Rio de Janeiro em outubro, Goiânia em novembro e, Porto Alegre e Porto Velho em dezembro. Já em 2022, a ABREE inaugurou centrais em Aracaju, Cuiabá, Boa Vista e Macapá em abril e Belém, Palmas, João Pessoa, São Luís, Rio Branco e Teresina, em maio e Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Natal em junho.