ABES reúne presidenciáveis para debater Brasil 2022: O futuro da Economia Digital
Quatro dos principais nomes envolvidos nas Eleições Presidenciais de 2018 – Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL); e Henrique Meirelles (MDB) – já têm agendas reservadas para participar do Seminário Brasil 2022 – “O Futuro na Economia Digital”, no próximo dia 20 de agosto, em São Paulo. As inscrições para participar do debate presidenciável sobre TICs já estão abertas no site: www. abesdigital.com.br
Os candidatos à presidência da República serão convidados a apresentar e comentar o estudo “O Futuro na Economia Digital” , que lista prioridade e políticas públicas sugeridas para que o Brasil atinja sua “Independência Digital” já em 2022, ano que marca os 200 anos da Independência do Brasil. O documento, que se tornará público durante o evento, foi elaborado pelo Think Tank Brasil 2022, iniciativa que reúne nomes do mercado.
Participam do conselho do Think Tank Brasil 2022, a Dra. Deana Weikersheimer; professora da FGV e advogada com ampla atuação na área de software; Dra. Dorothea Werneck, ex-ministra da Indústria e Comércio e do Trabalho; Marcelo Pagotti, ex-secretário da SETIC no Ministério do Planejamento; Patricia Pessi, ex-diretora de Governo Eletrônico na SLTI (hoje SETIC) do Ministério de Planejamento; Rodolfo Fucher, ex-diretor de Políticas Públicas da Microsoft; e Vanda Scartezini, engenheira e conselheira da ABES. Três outros executivos da ABES colaboraram na revisão do estudo: Francisco Camargo, Presidente; Anselmo Gentile, Diretor Executivo e Manoel Antônio Dos Santos, Diretor Jurídico.
O tema do seminário e do Think Tank 2022 fazem alusão ao bicentenário da Independência do Brasil em 2022, com o mote da Independência (Digital) ou Morte (Competitiva). Cinco pontos nortearam o estudo que será conhecido, no dia 20 de agosto, em São Paulo:
1. A Transformação Digital vai separar os países modernos do resto;
2. A Transformação Digital se faz por meio da Inovação;
3. O Software é a base da Transformação Digital;
4. As Startups são importantes no ecossistema e impulsionam a transformação;
5. Políticas públicas de fomento e tributação claras e modernas são fundamentais para que o setor de software consiga suportar as necessidades do país.
O evento é promovido pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software; ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia; ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação; FENAINFO – Federação Nacional das Empresas de Informática e SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. O Seminário será realizado a partir das 18:00 (horário de Brasília), na sequência da 8ª Edição do ABES Software Conference que ocorrerá das 08:00 às 18:00. Para participar do debate, acesse:www.abesdigital.com.br